Tomar Check In

Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Experiências
Promovido por:
Guia Local - Sandra Costa

Estátuas de Tomar - Uma Visita Guiada Nocturna, à Luz da Lanterna

O encanto da noite tomarense, iluminada pelas lanternas que transportamos, é o cenário da visita nocturna que percorre a História de Tomar através das suas estátuas, e termina com um copo de vinho.

10€ p/pessoa

Partimos, inevitavelmente, da Praça da República, coração do centro histórico de Tomar, para onde todas as ruas e pessoas convergem. O sol já se pôs há muito e as vielas observam-se agora à luz quente proveniente dos candeeiros, e das lanternas que lhe serão fornecidas na partida para esta viagem pela História de Tomar, a partir das suas estátuas.
Não poderíamos começar noutro lugar: D. Gualdim Pais, fundador de Tomar, que inicia a construção do quartel-general dos Templários em Portugal, acolhe-nos no centro da Vila de Baixo. Conhecemos, a seguir, o Infante D. Henrique, Governador da Ordem de Cristo, cuja estátua se instala devidamente entre o Convento de Cristo e a cidade que se organiza nas margens do Rio Nabão. Ficaremos a conhecer o rumo ascendente desta cidade, depois da instalação dos Paços Henriquinos no interior do que tinha sido o Castelo Templário. A cidade afirma-se como uma extensão do topo do monte, e a relação umbilical, interdependente, conhece um fulgurante desenvolvimento.
Prosseguimos até à Estátua /Monumento de homenagem aos mortos na Grande Guerra , na Várzea Grande. Cruzamos a Ponte do Flecheiro, para chegarmos à Estátua do Bombeiro e a seguir passamos por baixo do arco da Rua de Santa Iria. De cima da Ponte Velha, num pequeno nicho, virada para o rio que lhe embalou o corpo assassinado, avistamos Santa Iria. E continuamos, para talvez interrompermos a conversa eterna que decorre entre dois grandes amigos Fernando Lopes-Graça e Nini Ferreira. Atravessando o Mouchão havemos de chegar daí a poucos minutos à estátua do grande industrial tomarense, Manuel Mendes Godinho. E no centro da rotunda que distribuiu todo o movimento desta cidade, duas elegantes estátuas de mulheres carregando um tabuleiro.
Esta viagem merece um encerramento à altura e não conhecemos melhor que um copo de vinho da região de Tomar. Tomá-lo-emos no Amor Lusitano - Uma Casa Portuguesa. Com certeza!

A visita guiada terá a duração aproximada de 1 Hora e 30 Minutos.

"Estátuas de Tomar - Uma Visita Guiada Nocturna, à Luz da Lanterna" realiza-se todos as Sextas-Feiras, com início às 21H00 e término às 22H30.

Partilhar
Voltar à Homepage

Subscrever a Newsletter

Apoios e patrocínios: